Refere-se o presente invento a um bolsa de colostomia constituída por um saco plástico com formato retangular e um adesivo fenestrado, que permite a transferência da matéria fecal do ostoma (neo ânus)para o saco, ao ser fixada à pele.
As bolsas convencionais apresentam a porção superior do saco plástico designada por nós de captadora, mais larga do que o adesivo. Por este motivo, quando usadas emclimas tropicais o contato do plástico com a pele favorece o aparecimento de dermatites severas, agravadas, principalmente, pela transpiração. As bolsas drenáveis são reaproveitadas após o esvaziamento do seu conteúdo, cuja limpeza é dificultada pela consistência da matéria fecal e pela impossibilidade de destacá-las da pele pois perderiam a sua utilidade.
A bolsa objeto desta invenção vem, demaneira eficaz, solucionar estes problemas. O esvaziamento do conteúdo intestinal é facilmente realizado com o uso da válvula pois ela permite a lavagem da bolsa com uma mangueira. A dermatite de contato é evitada ao se aumentar a área do adesivo, que impede o contato da parte captadora do saco coma pele.